Brasília sediará o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica no Dia da República - Jornal Folha do Trabalho

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Brasília sediará o 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica no Dia da República

Brasília será palco, no dia   15 de novembro , do   1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica , evento que celebra os   136 anos da Procl...


Brasília será palco, no dia
 15 de novembro, do 1º Congresso Brasileiro de Pesquisa Maçônica, evento que celebra os 136 anos da Proclamação da República e promete reunir estudiosos e pesquisadores da Maçonaria de todo o país.

O encontro acontecerá na sede da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal (GLMDF) e reunirá maçons regulares das três principais vertentes maçônicas reconhecidas no Brasil: as Grandes Lojas da CMSB, o Grande Oriente do Brasil (GOB) e os Grandes Orientes da COMAB.

Voltado a maçons dedicados à pesquisa e ao estudo da Maçonaria, especialmente membros de Lojas de Pesquisas e Academias Maçônicas de Letras, o congresso tem como propósito fortalecer a integração nacional e o intercâmbio de conhecimento entre os estudiosos da área.

Um dos pontos altos será a criação da “Liga Nacional de Lojas de Pesquisas”, iniciativa que busca estabelecer uma rede permanente de cooperação e difusão científica maçônica, promovendo o compartilhamento de informações e o fortalecimento das pesquisas no país.

palestra magna será conduzida pelo historiador escocês Robert L. D. Cooper, referência mundial na pesquisa maçônica. Cooper é Past Master da Loja de Pesquisas Quatuor Coronati, da Grande Loja Unida da Inglaterra, e da Loja Sir Robert Moray, da Grande Loja da Escócia. Ex-curador da Biblioteca e Museu da Grande Loja da Escócia, o pesquisador é autor de obras reconhecidas internacionalmente, como Revelando o Código da MaçonariaThe Masonic Magician e The Red Triangle: A History of Anti-Masonry.

A programação também inclui Rubens Franz, Secretário-Executivo da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), que apresentará os programas e projetos educacionais da entidade, e Kennyo Ismail, professor de pós-graduação em Maçonologia pela Uninter e editor-chefe da revista científica Ciência & Maçonaria.

Autor e tradutor de diversas obras sobre o tema, Ismail abordará a importância da pesquisa maçônica como instrumento de desenvolvimento intelectual e preservação da tradição.

Com uma programação voltada à integração, ao conhecimento e à valorização da pesquisa maçônica, o congresso marca um momento histórico para o movimento no Brasil, consolidando Brasília como centro de referência nacional em estudos maçônicos.

Fonte: Radar DF Notícias

Nenhum comentário