Banco Central aprova nome de Nelson Souza como novo presidente do BRB O Banco BRB já tem um novo presidente. Nelson Antônio de Souza foi a...
Banco Central aprova nome de Nelson Souza como novo presidente do BRBO Banco BRB já tem um novo presidente. Nelson Antônio de Souza foi aprovado pelo Banco Central (BC), nesta quarta-feira (26/11), para presidir a instituição
O Banco BRB já tem um novo presidente. Nelson Antônio de Souza foi aprovado pelo Banco Central (BC), nesta quarta-feira (26/11), para presidir a instituição.
Com 45 anos de experiência no mercado financeiro, Souza já esteve à frente de outros grandes bancos. "Meu compromisso é defender o BRB e trabalhar junto com os mais de cinco mil empregados do Conglomerado BRB para fazer com que a instituição siga sendo forte, sólida e que dê ainda mais orgulho à população de Brasília. Faremos um choque de gestão, em parceria com os órgãos de controle, sempre observando a legislação", afirmou.
Antes da aprovação no BC, Nelson Souza foi sabatinado pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que aprovou seu nome, assim como o Plenário da Casa, na tarde dessa terça-feira (25/11).
A indicação de Souza para a Presidência do BRB foi feita pelo governador Ibaneis Rocha e divulgada ao mercado por meio de Fato Relevante, no dia 19/11. O Distrito Federal (GDF) é o principal acionista do Banco.
Trajetória
Resultados, pessoas e governança são os três pilares de gestão que orientaram a trajetória profissional de Souza.
Paulistano com raízes no Piauí, o novo presidente do BRB possui MBA em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e em Administração e Marketing pela Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro. Souza também é graduado em Letras e Psicologia, bagagem que dá o tom principal de sua gestão com foco na valorização das pessoas.
Começou a carreira como menor aprendiz no Banco do Brasil, onde foi concursado. Chegou à Caixa Econômica Federal, também por concurso, em 1979.
Ocupou diversos cargos na Caixa: foi vice-presidente de Habitação e virou presidente da instituição em 2018. Presidiu ainda o Banco do Nordeste - BNB, a Desenvolve SP, e a BrasilCap. Mais recentemente ocupava o cargo de vice-presidente da Elo.
“Assumo esta missão com responsabilidade e compromisso com o Distrito Federal e com todas as regiões onde o BRB atua. Meu foco será fortalecer a liquidez do Banco, aprimorar os controles e garantir operações pautadas por governança, gestão de riscos e transparência, sempre com ética e foco na valorização das pessoas”, reforçou.
Segundo ele, o momento é de um trabalho minucioso de melhorias, principalmente na governança. “Vamos fortalecer o BRB, mantendo o Banco de Brasília sólido, confiável e com resultados sustentáveis, preservando a integridade das práticas bancárias e a confiança de clientes e investidores”, finalizou.
*Com informações do BRB
.jpeg)
Nenhum comentário