Outubro Rosa: GDF promove ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no DF - Jornal Folha do Trabalho

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Outubro Rosa: GDF promove ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no DF

Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF Campanha contará com palestras, mutirões de atendimento, caminhadas e serviços gratuitos em diversas unid...



Matheus Oliveira/ Agência Saúde DF

Campanha contará com palestras, mutirões de atendimento, caminhadas e serviços gratuitos em diversas unidades de saúde durante todo o mês

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) deu início, nesta quarta-feira (1º), à programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha prevê atividades educativas, serviços de saúde e ações de bem-estar em várias regiões do DF.
Na próxima segunda-feira (6), o Hospital Regional de Planaltina (HRPl) realiza uma palestra com o tema “Nunca desista de lutar, por pior que seja a luta”. Entre os destaques da programação está o mutirão de cirurgias mamárias no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), entre os dias 20 e 25, que atenderá 50 pacientes.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Samambaia abrirá agenda para marcação de mamografias, além de oferecer testes rápidos, palestras e atividades educativas. Já na sede da SES-DF, na Asa Norte, haverá palestras nos dias 9 e 23 sobre fatores de risco, rastreamento e cuidados relacionados à doença.

Um dos principais eventos será a caminhada do Outubro Rosa, marcada para o dia 25, às 8h, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, com percurso de 4 km aberto ao público em geral.

Nos dias 29, 30 e 31, a UBS 7 de Taguatinga vai promover mutirão para inserção de DIU em 50 pacientes. A unidade também realizará palestras, café da manhã, sorteio de brindes e inauguração de um jardim com a participação da comunidade. Outras UBSs, como as de Água Quente (8 e 11), terão agenda aberta para acolhimento, testes rápidos, exames de citologia de colo do útero e mamografias.

Durante todo o mês, a UBS 1 de Taguatinga oferecerá palestras, práticas integrativas de saúde e orientações de higiene bucal, incentivando o agendamento de consultas e exames preventivos.

De acordo com o oncologista da SES-DF, Gustavo Ribas, a mobilização busca envolver toda a comunidade. “Diversas unidades vão oferecer atividades educativas e de saúde. É importante que cada mulher procure sua UBS de referência e participe da programação”, destacou.

Dados de atendimento no DF

Entre janeiro e junho de 2025, a rede pública do DF realizou 13,9 mil mamografias, contra 11,4 mil no mesmo período de 2024. No total, foram 23.430 exames em todo o ano passado. A ampliação da faixa etária para rastreamento, agora incluindo mulheres de 40 a 50 anos e de 69 a 74 anos, deve elevar ainda mais a procura pelos serviços.

Segundo o mastologista da SES-DF, Farid Buitrago, a rede já está preparada para atender à nova diretriz. “Esperamos aumento da demanda, mas já estamos organizados para garantir atendimento adequado à população”, afirmou.

Em 2023, foram realizadas 487 cirurgias de câncer de mama na rede pública, número que caiu para 452 em 2024. Até julho de 2025, já foram registradas 265 cirurgias.

As UBSs seguem como a porta de entrada para o diagnóstico. Mulheres que notarem sinais como nódulos, alterações na pele, secreções, dores ou assimetria mamária devem procurar atendimento imediatamente para avaliação e encaminhamento, quando necessário.

Com informações da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário