Fiscalização do Procon-DF autua distribuidoras por venda irregular de bebidas e produtos sem registro - Jornal Folha do Trabalho

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Fiscalização do Procon-DF autua distribuidoras por venda irregular de bebidas e produtos sem registro

  Divulgação/Procon-DF Uma operação de fiscalização conduzida pelo Procon do Distrito Federal resultou na autuação de 15 distribuidoras de b...

 

Divulgação/Procon-DF

Uma operação de fiscalização conduzida pelo Procon do Distrito Federal resultou na autuação de 15 distribuidoras de bebidas em diferentes regiões administrativas da capital. A ação, de caráter preventivo, teve como objetivo identificar irregularidades e reforçar o controle sobre a comercialização de produtos potencialmente perigosos à saúde.

De acordo com o órgão, os fiscais vistoriaram 16 estabelecimentos e encontraram uma série de infrações, entre elas a venda de bebidas vencidas, produtos sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e mercadorias sem procedência comprovada. Também foram recolhidos fogos de artifício comercializados sem autorização legal.

Apesar das irregularidades encontradas, não foram detectadas bebidas falsificadas. O Procon informou que a ação faz parte de uma estratégia conjunta com a Vigilância Sanitária e as forças de segurança, em meio ao aumento de casos suspeitos de intoxicação por metanol no país.

“Nosso trabalho é garantir que os consumidores tenham acesso a produtos seguros e devidamente fiscalizados. Estamos atuando de forma rigorosa para prevenir riscos à saúde da população”, afirmou o secretário do Consumidor, Gilvan Máximo.

O órgão ressaltou que bebidas e produtos sem origem comprovada podem conter substâncias tóxicas, como o metanol, usado na adulteração de destilados e altamente perigoso para o consumo humano. A substância já provocou diversas internações e mortes em outras regiões do Brasil.

Na última semana, o Distrito Federal registrou dois casos suspeitos de contaminação por metanol, um deles envolvendo um homem de 47 anos internado no Hospital de Base. A suspeita envolvendo o cantor Hungria foi descartada pela Secretaria de Saúde.

Paralelamente à operação do Procon, uma força-tarefa do GDF intensificou as fiscalizações em bares, distribuidoras e depósitos de bebidas. Entre sexta-feira (3) e segunda (6), 74 estabelecimentos foram vistoriados e 37 acabaram autuados. Em uma das ações, a Polícia Militar desmantelou um esquema de fabricação clandestina de bebidas alcoólicas em Sobradinho dos Melos, onde um galpão funcionava como laboratório para adulteração de destilados.

O Procon-DF reforça que o consumidor deve denunciar locais suspeitos pelo telefone 151, pelo e-mail 151@procon.df.gov.br, ou pelo formulário eletrônico disponível no site oficial do órgão.
O instituto também orienta que o público verifique rótulos, selos de autenticidade e o registro no Mapa antes de comprar bebidas alcoólicas, especialmente destilados.

Da redação Estrutural On-line

Nenhum comentário