Governado Ronaldo Caído e Ricardo Quirino O esporte goiano viveu neste fim de semana um momento memorável com a realização da maior edição...
Governado Ronaldo Caído e Ricardo Quirino
O esporte goiano viveu neste fim de semana um momento memorável com a realização da maior edição da Copa Construindo Campeões, que reuniu mais de 10 mil atletas de diversas modalidades em um verdadeiro festival de talento, inclusão e superação. A celebração contou com a presença de importantes autoridades, entre elas o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o entusiasta do esporte e das políticas sociais, Ricardo Quirino.
“Goiás mudou, porque investe em educação, em segurança e também no esporte, formando cidadãos que vão transformar o futuro do nosso estado e do país”, ressaltou o governador
Para Quirino, a grandiosidade do evento é a prova concreta de que o esporte transforma vidas e é uma poderosa ferramenta de inclusão social. “Que alegria ver mais de 8 mil atletas participando da maior edição da Copa Construindo Campeões! Um evento que mostra a força do esporte em Goiás”, destacou emocionado.
Projeto Construindo Campões beneficia atualmente 14 mil alunos em mais de 100 municípios goianos. É o maior programa esportivo social do estado (Fotos: Wesley Costa)
Projeto Construindo Campeões
O evento, promovido pelo projeto Construindo Campeões, é voltado à formação esportiva e ao desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. O projeto é uma das iniciativas apoiadas pelo Goiás Social, programa do Governo do Estado que tem ampliado investimentos em educação, esporte e cidadania.
Criado em 2019, o projeto Construindo Campeões oferece aulas de diversas modalidades de artes marciais, como karatê, judô, wrestling, taekwondo e jiu-jitsu. O projeto surgiu em Goiânia, com aulas no Jardim Guanabara, e em 2020 foi expandido para quatro cidades da região do Entorno do Distrito Federal: Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas de Goiás e Valparaíso de Goiás. Em seguida, diversas outras localidades goianas receberam o projeto.
Além das aulas, o Governo de Goiás disponibiliza kimonos e luvas para o uso durante a prática esportiva, oportunizando aos jovens a experiência de treinar e competir com equipamentos de alta qualidade, equiparado ao que são utilizados pelos atletas de alta performance.
Em 2021 aconteceu um novo processo de expansão do projeto com novos núcleos, como em Edeia, Indiara, Jaraguá e Uruaçu, com capacidade de atendimento de 200 alunos em cada cidade. Atualmente, mais de 14 mil alunos estão matriculados no projeto atualmente, em mais de 100 municípios goianos .
O público-alvo de atendimento do Construindo Campeões são crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino e adultos de baixa renda, oferecendo uma opção de prática esportiva, os tirando da ociosidade, além de passar valores fundamentais para a formação do ser humano, como disciplina, companheirismo, ética e convivência social.
Copa Construindo Campeões teve sua primeira edição em 2022, com 1.600 participantes. Em 2025, competição atinge números recordes e chega pela primeira vez ao Estádio Serra Dourada (Fotos: Wesley Costa)
Ricardo Quirino fez questão de parabenizar o governador Ronaldo Caiado pelo empenho em manter e expandir políticas públicas voltadas à juventude e ao esporte: “Parabenizo o governador Ronaldo Caiado pelo apoio através do Goiás Social e ao amigo Mário Kanashiro, pelo trabalho incrível à frente do Projeto Construindo Campeões”, afirmou.
O idealizador do projeto, Mário Kanashiro, também foi reconhecido por seu compromisso e dedicação à formação de atletas e cidadãos. Sob sua liderança, o Construindo Campeões se tornou referência nacional em inclusão esportiva.
Para Quirino, a missão vai além dos pódios: “Esporte é oportunidade, e onde tem esporte nós estaremos lá”, reforçou, reafirmando o compromisso com ações que promovem cidadania, disciplina e esperança para as novas gerações.
A Copa Construindo Campeões 2025 marcou um novo capítulo na história do esporte em Goiás, com números recordes e uma mensagem clara: o esporte é um dos mais poderosos instrumentos de transformação social, e continuará sendo prioridade para aqueles que acreditam em um futuro melhor.
Redação do Direto do Congresso
Nenhum comentário