CLDF comemora 65 anos do Hospital de Base de Brasília - Jornal Folha do Trabalho

Page Nav

HIDE

Pages




 

Últimas notícias

latest

CLDF comemora 65 anos do Hospital de Base de Brasília

CLDF comemora 65 anos do Hospital de Base de Brasília Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou o...

CLDF comemora 65 anos do Hospital de Base de Brasília
Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF


A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou os 65 anos do Hospital de Base de Brasília em uma sessão solene na manhã desta quinta-feira (11). A cerimônia, presidida pelo deputado Jorge Vianna (PSD), prestigiou e reconheceu a dedicação e o trabalho de todos os profissionais que atuam na unidade de saúde.

Fundado em 12 de setembro de 1960, o Hospital de Base de Brasília é considerado referência em atendimento de alta complexidade no Distrito Federal, realizando atendimentos de traumas, cirurgias cardiovasculares, transplantes, neurocirurgia, oncologia, oftalmologia, ortopedia, reumatologia e outros diversos tratamentos.

Segundo dados da instituição, em 2024, foram realizadas mais de 12 mil cirurgias, 120 mil atendimentos de urgência e emergência, 299 mil consultas, além de transplantes e procedimentos de alta complexidade. Em sua fala, o deputado Jorge Vianna exaltou a história do hospital e a importância da unidade de atendimento na formação de profissionais e no cuidado da população do DF.

Deputado Jorge Vianna (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)


“O Hospital de Base é muito mais que um mero local onde pessoas com enfermidades buscam socorro. É um testemunho vivo da capacidade extraordinária do ser humano”, enfatizou o parlamentar. “Ali, diariamente, médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, terapeutas e tantos outros profissionais de saúde atuam de forma admirável para devolver o brilho à vida da população”, frisou.

Giuseppe Gatto, nefrologista e diretor substituto de Atenção à Saúde do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), enalteceu personalidades responsáveis por construir e consolidar o Hospital de Base, como Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da Rede Sarah, e Francisco Pinheiro Rocha, autor do primeiro código sanitário do DF. “Esses pioneiros não inauguraram apenas um hospital, mas o ideal de serviço público e de compromisso com a vida”, ressaltou.

Pronto-socorro e telemedicina

Celina Leão destacou projeto de renovação do pronto-socorro (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)


Em seu discurso, Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, reconheceu as conquistas do Hospital de Base, mas ressaltou que a unidade ainda precisa ser aprimorada. Ela citou como exemplo o projeto de renovação do pronto-socorro do Hospital de Base, previsto para 2026. Estimada em R$18 milhões, a obra visa ampliar unidades de suporte e acrescentar 125 leitos. “Vamos fazer, agora, a reforma do nosso pronto-socorro. É um projeto que queremos inaugurar ainda no ano que vem para que possamos dobrar a capacidade”, disse a vice-governadora.

Cleber Monteiro, presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, destacou a implementação da telemedicina — prática de cuidados à distância, por meio de tecnologias de comunicação como vídeo, aplicativos e plataformas online — no sistema de saúde do DF.

Cleber Monteiro, presidente do IGES (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)


Segundo Monteiro, o objetivo agora é expandir o programa, que atualmente opera nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Vicente Pires, Ceilândia e Gama, para agregar também as regiões administrativas de Samambaia e São Sebastião. “Até o final do ano, queremos que esse projeto, que é um diferencial no atendimento, esteja funcionando em todas as nossas UPAs”, almejou.

Ao fim da solenidade, 252 profissionais foram agraciados com moções de louvor pelos serviços prestados ao hospital e à saúde pública do DF. Além da vice-governadora Celina Leão, do presidente do Iges-DF, Cleber Monteiro e do nefrologista Giuseppe Gatto, estiveram presentes na homenagem Fernanda Hak, gerente geral de assistência do Hospital de Base; Marco Vargas, diretor de Infraestrutura, Logística e Obras do Iges-DF; e Emanuela Rebêlo, diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa do Iges-DF.

Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF


O evento desta quinta-feira (12) foi transmitido na TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, pode ser reassitido no canal da CLDF no YouTube.



Agência CLDF

Nenhum comentário