Cartão Creche: um aliado para a educação infantil no DF - Jornal Folha do Trabalho

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Cartão Creche: um aliado para a educação infantil no DF

  Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília O Governo do Distrito Federal (GDF) reforça seu compromisso com a educação de qualidade para a popula...

 

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) reforça seu compromisso com a educação de qualidade para a população por meio do Cartão Creche. Criado em 2020 e transformado em política pública em 2022, o programa garante o acesso de crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses a instituições de ensino privadas, o que ajuda a reduzir a longa fila de espera na rede pública. Somente no primeiro semestre de 2025, o Cartão Creche disponibilizou 10.809 vagas, com 8.963 crianças já matriculadas, mostrando a abrangência e a importância da iniciativa para as famílias do DF.

O benefício, gerenciado em parceria pela Secretaria de Educação e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, oferece um auxílio financeiro mensal para o pagamento de mensalidades, com valores que variam de R$ 920 a R$ 1.472, dependendo da faixa etária da criança. Atualmente, 109 estabelecimentos de ensino no DF estão credenciados para participar do programa. De acordo com a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o Cartão Creche não apenas garante um ambiente seguro e de estímulo para o desenvolvimento das crianças, mas também permite que pais e mães possam seguir trabalhando ou estudando, sabendo que seus filhos estão bem cuidados.

Para ter direito ao benefício, as crianças elegíveis devem estar inscritas no Cadastro de Solicitação de Vagas em Creches da Coordenação Regional de Ensino (CRE). A pré-inscrição pode ser feita de forma simples, via Central 156 pelo sistema Telematrícula. Após essa etapa, o responsável legal deve apresentar a documentação necessária na CRE da região de interesse. Com a inscrição validada, a criança passa a integrar uma fila de espera, e uma vez contemplada, recebe um cartão magnético individual, em seu nome. O valor correspondente é creditado todos os meses para o pagamento da mensalidade na escola parceira onde a criança for matriculada.

Da Redação Direto do Congresso

Nenhum comentário