Guará ganha primeiro Zebrinha elétrico do DF para reforçar linhas internas da cidade Foram entregues outros sete novos ônibus com ar-condi...
Guará ganha primeiro Zebrinha elétrico do DF para reforçar linhas internas da cidade
Foram entregues outros sete novos ônibus com ar-condicionado, acessibilidade e tecnologia sustentável; veículos vão atender passageiros também de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia e Taguatinga
O Distrito Federal ganhou um reforço importante na frota de transporte público nas regiões de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará e Taguatinga. A vice-governadora Celina Leão entregou, nesta quarta-feira (20), oito novos veículos da empresa Marechal: um ônibus do tipo Padron e sete zebrinhas — entre esses, o primeiro elétrico do DF, que vai reforçar e ampliar as linhas do Guará.
GDF investe na eletrificação do transporte público: sustentabilidade passa a predominar na frota do Distrito Federal | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Dos oito novos coletivos, quatro são para reforço da frota da Bacia 4, que compreende todas essas regiões, e quatro vão atender à demanda somente no Guará. Fabricados com a tecnologia Euro 6 – Proconve 8, os veículos reduzem em até 80% a emissão de gases poluentes. Além disso, contam com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS.
Dos oito novos coletivos, quatro são para reforço da frota da Bacia 4, que compreende todas essas regiões, e quatro vão atender à demanda somente no Guará. Fabricados com a tecnologia Euro 6 – Proconve 8, os veículos reduzem em até 80% a emissão de gases poluentes. Além disso, contam com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS.
Durante a entrega dos ônibus, a vice-governadora Celina Leão enfatizou: “O resgate desse grande projeto do Zebrinha, que existia no passado, veio na nossa gestão. Já temos essa modalidade de transporte em várias cidades, e o nosso objetivo é levar para todas as regiões”
A vice-governadora falou sobre a importância da modernização contínua da frota: “O resgate desse grande projeto do Zebrinha, que existia no passado, veio na nossa gestão. Já temos essa modalidade de transporte em várias cidades, e o nosso objetivo é levar para todas as regiões.
A vice-governadora falou sobre a importância da modernização contínua da frota: “O resgate desse grande projeto do Zebrinha, que existia no passado, veio na nossa gestão. Já temos essa modalidade de transporte em várias cidades, e o nosso objetivo é levar para todas as regiões.
Então, é um projeto de mobilidade muito importante que atende a comunidade local”.
O investimento com os novos veículos vai possibilitar que mais linhas sejam criadas para atender a população do Guará, que hoje conta com mais de 127 mil habitantes. Por lá, serão criadas as linhas 0.010, que fará o percurso entre o Guará I e Guará II, e 0.009, que levará ao Park Shopping e ao Aeroporto de Brasília. Para a primeira, haverá 22 horários diferentes de partida; para a segunda, 12. Ambas saem da rodoviária da cidade.
"Essa era uma demanda muito antiga da nossa comunidade e hoje se torna realidade. O primeiro Zebrinha elétrico do DF e os novos veículos representam mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade para os moradores. É mais uma conquista importante para o Guará e para toda a nossa região”, afirmou o administrador regional do Guará, Artur Nogueira.
Atualmente, dos 3.068 coletivos que operam no Distrito Federal, 514 são da Marechal. O DF mantém uma das frotas mais novas do país, com idade média de 2,8 anos. O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, reforçou que a renovação faz parte de um conjunto de investimentos na mobilidade.
O investimento com os novos veículos vai possibilitar que mais linhas sejam criadas para atender a população do Guará, que hoje conta com mais de 127 mil habitantes. Por lá, serão criadas as linhas 0.010, que fará o percurso entre o Guará I e Guará II, e 0.009, que levará ao Park Shopping e ao Aeroporto de Brasília. Para a primeira, haverá 22 horários diferentes de partida; para a segunda, 12. Ambas saem da rodoviária da cidade.
"Essa era uma demanda muito antiga da nossa comunidade e hoje se torna realidade. O primeiro Zebrinha elétrico do DF e os novos veículos representam mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade para os moradores. É mais uma conquista importante para o Guará e para toda a nossa região”, afirmou o administrador regional do Guará, Artur Nogueira.
Atualmente, dos 3.068 coletivos que operam no Distrito Federal, 514 são da Marechal. O DF mantém uma das frotas mais novas do país, com idade média de 2,8 anos. O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, reforçou que a renovação faz parte de um conjunto de investimentos na mobilidade.
Leila Soares, que dirige coletivos: “Faz mais de oito anos que eu sou motorista, e a sensação de receber ônibus elétricos é de que terei muito mais conforto”
“A demanda por transporte público tem crescido, e os números da pré-pandemia já foram recuperados, com Brasília sendo a primeira capital a atingir esse patamar”, afirmou. “Monitoramos constantemente a demanda, pois a mobilidade é essencial. O aumento da frota e a redução do tempo de viagem proporcionam uma melhor qualidade de vida, liberando tempo para os cidadãos. Além dos ônibus, os investimentos em eixos, faixas exclusivas e o BRT Norte — em desenvolvimento —, e a conexão com o BRT Oeste, no Setor Policial-Militar, são obras que contribuem para a melhoria da mobilidade.”
Para quem depende do transporte todos os dias, a novidade foi recebida com entusiasmo — caso da aposentada Maria José do Nascimento, de 61 anos: “Eu acho uma maravilha para a gente, porque dependemos deles para ir a algum lugar. Com esses novos, vai ser ótimo, porque não vamos precisar esperar tanto para outro passar”.
Já a motorista Leila Soares, 42, enfatizou que o veículos novos são sinônimo de mais qualidade no ambiente de trabalho. “Faz mais de oito anos que eu sou motorista, e a sensação de receber ônibus elétricos é de que terei muito mais conforto”, pontuou. “Vai me ajudar no dia a dia, e vai beneficiar muito também os passageiros, que vão se sentir melhor no trajeto.”
Mobilidade em expansão
“Com os novos veículos, espera-se um aumento de 10% na capacidade, e mais devem ser entregues até o final do ano”Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade
O GDF também prepara novas ações para ampliar e modernizar a rede de transporte coletivo. A Semob já lançou o edital para a expansão do BRT Sul em Santa Maria e vai licitar a construção da estação da Estrutural. Além disso, até 2026, serão instalados três mil novos abrigos de ônibus, com investimento de R$ 108 milhões, anunciou Zeno Gonçalves.
“Atualmente, 66 veículos operam as linhas dos Zebrinhas, transportando 15 mil usuários por dia”, contabilizou o gestor. “Com os novos veículos, espera-se um aumento de 10% na capacidade, e mais devem ser entregues até o final do ano. Mas este é o primeiro Zebrinha elétrico, representando uma experiência inicial. A intenção é estender essa iniciativa a outras empresas, visando à transição para veículos elétricos.”
Benefício ambiental
Atualmente, o DF conta com seis veículos elétricos, dois dos quais começaram a circular em 2019 e quatro em 2020 nas linhas que fazem o percurso entre a Esplanada dos Ministérios e a Rodoviária do Plano Piloto e o Setor de Autarquias.
A iniciativa deste GDF de substituir um ônibus a diesel por um similar elétrico evita a emissão de 63,7 toneladas de CO₂ por ano — o mesmo que um parque com 4.247 árvores conseguiria absorver no mesmo período.
Novas linhas do zebrinha no Guará
“A demanda por transporte público tem crescido, e os números da pré-pandemia já foram recuperados, com Brasília sendo a primeira capital a atingir esse patamar”, afirmou. “Monitoramos constantemente a demanda, pois a mobilidade é essencial. O aumento da frota e a redução do tempo de viagem proporcionam uma melhor qualidade de vida, liberando tempo para os cidadãos. Além dos ônibus, os investimentos em eixos, faixas exclusivas e o BRT Norte — em desenvolvimento —, e a conexão com o BRT Oeste, no Setor Policial-Militar, são obras que contribuem para a melhoria da mobilidade.”
Para quem depende do transporte todos os dias, a novidade foi recebida com entusiasmo — caso da aposentada Maria José do Nascimento, de 61 anos: “Eu acho uma maravilha para a gente, porque dependemos deles para ir a algum lugar. Com esses novos, vai ser ótimo, porque não vamos precisar esperar tanto para outro passar”.
Já a motorista Leila Soares, 42, enfatizou que o veículos novos são sinônimo de mais qualidade no ambiente de trabalho. “Faz mais de oito anos que eu sou motorista, e a sensação de receber ônibus elétricos é de que terei muito mais conforto”, pontuou. “Vai me ajudar no dia a dia, e vai beneficiar muito também os passageiros, que vão se sentir melhor no trajeto.”
Mobilidade em expansão
“Com os novos veículos, espera-se um aumento de 10% na capacidade, e mais devem ser entregues até o final do ano”Zeno Gonçalves, secretário de Transporte e Mobilidade
O GDF também prepara novas ações para ampliar e modernizar a rede de transporte coletivo. A Semob já lançou o edital para a expansão do BRT Sul em Santa Maria e vai licitar a construção da estação da Estrutural. Além disso, até 2026, serão instalados três mil novos abrigos de ônibus, com investimento de R$ 108 milhões, anunciou Zeno Gonçalves.
“Atualmente, 66 veículos operam as linhas dos Zebrinhas, transportando 15 mil usuários por dia”, contabilizou o gestor. “Com os novos veículos, espera-se um aumento de 10% na capacidade, e mais devem ser entregues até o final do ano. Mas este é o primeiro Zebrinha elétrico, representando uma experiência inicial. A intenção é estender essa iniciativa a outras empresas, visando à transição para veículos elétricos.”
Benefício ambiental
Atualmente, o DF conta com seis veículos elétricos, dois dos quais começaram a circular em 2019 e quatro em 2020 nas linhas que fazem o percurso entre a Esplanada dos Ministérios e a Rodoviária do Plano Piloto e o Setor de Autarquias.
A iniciativa deste GDF de substituir um ônibus a diesel por um similar elétrico evita a emissão de 63,7 toneladas de CO₂ por ano — o mesmo que um parque com 4.247 árvores conseguiria absorver no mesmo período.
Novas linhas do zebrinha no Guará
Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
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