Alberto Ruy/IgesDF Unidade valoriza saúde de média complexidade, oferece atendimento completo e integrações comunitárias Neste 5 de julho,...
.jpg) |
Alberto Ruy/IgesDF
Unidade valoriza saúde de média complexidade, oferece atendimento completo e integrações comunitárias
Neste 5 de julho, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas completa 13 anos de serviços à população. Inaugurada em 2012, a UPA integra a rede de urgência e emergência da região, oferecendo atendimento 24 horas em clínica médica, pediatria, exames laboratoriais e de imagem, além de observação e suporte intensivo.
A UPA segue o modelo de média complexidade do SUS e atende cerca de 4.500 pessoas por mês. Sua equipe é composta por mais de 200 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos, laboratoristas e pessoal administrativo.
A estrutura conta com salas de observação para adultos e crianças, consultórios, sala de classificação de risco, sala vermelha para casos críticos e posto de medicação e reidratação. Desde 2021, também conta com um tanque criogênico de oxigênio com amplo armazenamento, garantindo eficiência em atendimentos de suporte respiratório.
Além do atendimento médico, a UPA oferece exames de raio‑X e laboratório completo para diagnósticos imediatos. Também promove acolhimento humanizado, classificação de risco e ações de prevenção, como vacinação, orientações nutricionais e educação em saúde.
A presença de um espaço de UPA com atendimento contínuo reforça a qualidade e a agilidade no atendimento à comunidade, evitando deslocamentos desnecessários para hospitais distantes. A conexão com o SAMU e as unidades básicas de saúde fortalece a rede regional de cuidados.
Em seus 13 anos, a UPA tem sido um marco na saúde do Recanto das Emas, proporcionando mais segurança, qualidade e acolhimento aos moradores.
Com informações da Agência Brasília |
Nenhum comentário