Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias

latest

Acidentes com pipas na rede elétrica crescem 11% e deixam 39 mil brasilienses sem luz saiba como evitar riscos

  Foto Reprodução Soltar pipa é uma das atividades mais comuns nas férias escolares, mas também uma das que mais exigem cuidados com a segur...

 

Foto Reprodução
Soltar pipa é uma das atividades mais comuns nas férias escolares, mas também uma das que mais exigem cuidados com a segurança. No primeiro semestre de 2025, a Neoenergia Brasília registrou 170 ocorrências envolvendo pipas enroscadas na rede elétrica, o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 153 casos. Em relação a 2023, o crescimento é ainda mais alarmante: 60%. Como consequência, mais de 39 mil brasilienses ficaram sem energia elétrica este ano por conta dessas ocorrências.

Esses acidentes não causam apenas transtornos no fornecimento de energia, mas também colocam vidas em risco. Fios partidos, curtos-circuitos e até incêndios podem ser provocados por uma simples pipa mal conduzida. Para evitar tragédias, a Neoenergia e o Corpo de Bombeiros alertam sobre a importância de soltar pipas apenas em locais abertos, longe da rede elétrica, e seguir regras de segurança básicas, como evitar o uso de cerol e jamais tentar retirar pipas presas em fios.

Entre as orientações destacadas pelas autoridades, estão também evitar materiais metálicos ou papel laminado na confecção das pipas, não brincar em dias chuvosos ou com ventos fortes e manter atenção redobrada com ciclistas e motociclistas. As linhas cortantes, como cerol e linha chilena, além de ilegais, são extremamente perigosas e já causaram acidentes graves em todo o país.

Os cuidados com a energia elétrica devem se estender também ao ambiente doméstico, especialmente durante as férias, quando o uso de eletrônicos como videogames, computadores e celulares aumenta. A Neoenergia recomenda que equipamentos sejam manuseados por adultos, que fios danificados não sejam utilizados e que o uso de aparelhos enquanto estão carregando seja evitado. Também é essencial manter crianças longe de tomadas, quadros de energia e áreas restritas como casas de força.

Em caso de acidentes com eletricidade, é fundamental desligar imediatamente o disjuntor ou a chave geral, acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou o Samu (192) e nunca tocar na vítima antes de garantir que a energia foi interrompida. Ocorrências na rede elétrica devem ser comunicadas à Neoenergia Brasília pelo telefone 116. Com atenção e responsabilidade, é possível garantir que a diversão nas férias não se transforme em perigo.

Redação Direto do Congresso

Nenhum comentário