NotíciaNa Câmara de Goiânia, vereadora Gabriela Rodart homenageia cubanos assassinados com minuto...

Na Câmara de Goiânia, vereadora Gabriela Rodart homenageia cubanos assassinados com minuto de silêncio

Na Câmara de Goiânia, vereadora Gabriela Rodart homenageia cubanos assassinados com minuto de silêncio
Ao iniciar o seu pronunciamento na manhã desta terça-feira (13), a vereadora Gabriela Rodart (DC) pediu ao presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (PTC), um minuto de silêncio para as vítimas da repressão cubana. O discurso da parlamentar teve com foco as recentes manifestações que ocorreram em várias cidades de Cuba no último domingo, 11.
Durante o pronunciamento na tribuna, Rodart solicitou a exibição de uma sequência de vídeos com os manifestantes cubanos gritando por liberdade em várias ruas do país. Cuba está sendo marcada por protestos de cidadãos insatisfeitos com a falta de liberdade e fome generalizada do país, saúde precária, aumento da repressão policial e do número de casos e mortes provocadas pela Covid-19.
No vídeo apresentado, Gabriela Rodart relembrou uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que chamava o ex-ditador Fidel Castro de “mito” e uma outra fala da ex-presidente Dilma Rousseff, em que afirma que Fidel não era um ditador. Em sua fala, a vereadora lamentou que o dinheiro brasileiro tenha financiado a ditadura cubana através de um programa de saúde.
“Durante o governo da Dilma, os médicos cubanos recebiam uma miséria do governo brasileiro no programa Mais Médicos, ao passo que a maior parte dos salários dos profissionais da saúde eram enviados diretamente para a ditadura cubana. Há relatos de médicos que afirmam que os salários eram de onze mil reais, mas eles recebiam apenas mil, sendo todo o resto enviado para Cuba. É terrível verificar a contribuição brasileira para essa ditadura brutal”, afirmou.
A fala de Rodart foi corroborada pelo presidente da Casa e pelos vereadores Ronilson Reis (Podemos) e Anselmo Pereira (MDB), que condenaram a repressão em Cuba e se solidarizaram com os manifestantes no país.


https://www.instagram.com/p/CRRjH3tlraF/

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -Newspaper WordPress Theme
- Publicidade -Newspaper WordPress Theme
- Publicidade -Newspaper WordPress Theme